sábado, 24 de março de 2012

Estágio JKF Goju-Kai em Portalegre


Não queremos deixar de divulgar aqui o estágio da JKF Goju-KAI em Portalegre, a 31 de Março, mesmo apresentando aqui o «corpo do delito», pois consideramos que algo falhou na publicidade...

 "Todos temos qualidades e defeitos; o sábio procura imitar as qualidades que percebe nos outros e evitar os defeitos." São palavras de Funakoshi Gichin (船越義珍) *.


Veja-se o post abaixo "Ignorância, descuido ou falta de revisão?" e respetivos comentários... e tiremos as devidas conclusões! O Gōjū-Ryū Karate-Dō (剛柔流空手道) merecia outra consideração...

* "Karatê-Dō - O meu Modo de Vida", editado em 1975 pela Kodansha International, Lda., traduzido por Euclides Luiz Alloni, s/d, na versão da Editora Cultrix, São Paulo, página 116.

11 comentários:

  1. O Kanji do meio não é o do Kyokushinkai?

    M. Camarão

    ResponderEliminar
  2. "Erros meus, má fortuna, amor ardente
    Em minha perdição se conjuraram"
    (Luís de Camões)

    Cara M. Camarão, claro que o Kanji do meio é o do Kyokushinkai. Depois de se ter lido o post e os comentários anteriores (o Dr. Armando já tinha levantado a questão), agora percebe-se melhor o problema.
    Má imagem...
    Pena verem-se duas pessoas com créditos firmados mancharem assim a sua imagem. Lamentável.

    E ainda por cima "o que está por detrás dos katas?" e "a revolução do treino infantil e juvenil"? Jogada publicitária de quem muito alto quer subir muito baixo vem a cair.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Não tinha lido os posts anteriores, peço desculpa.

    M. Camarão

    ResponderEliminar
  4. O cartaz até está giro, não sei qual é o problema de ter um "arabesco" - como lhe chamou o autor do blogue - que em vez de ser Goju é Kyokushinkai. O estágio é de Karate-Do. Um Sensei vai tratar de kata de Goju, outro de karate infantil e juvenil (não será Sensei de Kyokushinkai?).

    ResponderEliminar
  5. Agora sim, depois de ver percebi tudo...

    E nas fotos, o da esquerda é um dos formadores e o da direita é o outro?

    ResponderEliminar
  6. Já agora, Dr. Armando, um desafio para si:

    O que é isso de "alfabetização lúdico-motora através do karate-do"? E o que é a "revolução do treino infantil e juvenil"?

    Começame a parecer que o rótulo "karaté" está gasto... então há que criar coisas novas para vender... "o que está por detrás dos kata de Goju-Ryu"? Quem for ao estágio deve vir de lá a saber isso... espero que divulguem os conhecimentos que adquiriram lá!

    Um abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  7. Caro José Augusto:

    Apoio-o-te no desafio que lanças ao Sensei Armando - a formação dele, os seus conhecimentos e as suas competências dão-lhe credibilidade para responder a isso.

    Agora fazes-me ficar admirado! Não sabes o que está por detrás das Kata Goju? Depende, se são transparente ou opacas, conforme as pessoas que as ensinam...

    Um abraço para ti.
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  8. Há um ditado velhinho que diz: "os cães ladram mas a caravana passa..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro senhor, como um amigo meu costuma dizer várias vezes "o cérebro é uma coisa muito importante; todas as pessoas deviam ter um!". O que não me parece ser o caso...

      Eliminar
  9. Caros amigos José Augusto e Pedro Correia: quem deveria explicar o que é a "alfabetização lúdico-motora através do karate-do" e o que é a "revolução do treino infantil e juvenil" deveria ser o responsável por este estágio ou por esta ação de formação.

    Mas fica aceite o repto: logo que tenha tempo darei a minha opinião e procurarei justificá-la... e fundamentá-la, como sempre...


    Caro António Taborda: há um ditado velhinho que diz: "o hábito não faz o monge..." E também há outro velhinho ditado popular que diz: "A verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima."

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Osu!
    Boa tarde. Isto já tem 4 anos, mas só agora me apercebi e posso comentar. Enquanto Sensei de Karate Kyokushinkai (devidamente registado na IKO Kyokushinkaikan) e portanto devidamente autorizado para falar sobre este assunto,penso que se tratou de um lapso por falta de cultura marcial da pessoa que idealizou o cartaz...não é nada grave. O Karate Kyokushin tem de facto algum parentesco com o Gojuryu, tal como tem com o Shotokan...mas apenas isso
    Penso no entanto, até por envolveu outros mestres bastante respeitados do Karate nacional, deverá haver maior cuidado na utilização dos Kanji por quem não conhece o japonês e pedir conselho a um mestre sénior antes de publicar qualquer coisa. Chama-se a isso prudencia e decorre do bom-senso que um Sensei especialmente deverá possuir, para não cair no ridículo perante os seus alunos e a comunidade marcial em geral. Mas repito: não é grave, pois não há intenção de lesar ou denegrir ninguém.
    Se alguém quiser conhecer melhor o que é o Kyokushinkai, a sua história, as suas características, etc. pode aceder aos nosso website: http://seishinkyokushin.webnode.com.pt/
    Sensei Luís Pinto (Karate Kyokushinkai) Osu!

    ResponderEliminar