domingo, 18 de março de 2012

Formação de Treinadores 2012-2015


Finalmente uma luz na escuridão... em relação à futura formação de treinadores!

(Foto: Armando Inocentes)

Foi ontem apresentado, na sede do COP, o Programa de Formação 2012-2015  da FNK-P - programa ambicioso -, ao mesmo tempo que foram debatidas questões relacionadas com o novo modelo de formação de treinadores - formação geral, formação específica e estágio supervisionado.

O representante do IDP apresentou o novo modelo de formação de treinadores, da parte do presidente da FNK-P, João Salgado, assistimos a uma referência histórica ao passado da formação, da parte do Dr. Bruno Rosa, Diretor do Departamento de Formação, referência à formação de treinadores, de técnicos de arbitragem e de dirigentes, e da parte do Prof. Dr. Abel Figueiredo, Assessor Técnico deste Departamento, uma perspectiva geral da estrutura e dos conteúdos dos cursos de formação de treinadores. Presente também o Director do Desporto Escolar, assim como outros elementos da Direção da FNK-P, do seu Conselho de Arbitragem e inúmeros treinadores.

Um pequeno senão, quando alguém com responsabilidades tentou explicar ao Diretor do Desporto Escolar que o Karate-Dō (空手道) como desporto nasceu de valores quando se introduziu a noção de Sundome (寸止め) ao pretender-se que a técnica parasse a três centímetro do corpo do adversário, não causando assim nenhuma lesão, já que "san" queria dizer "três"... Como se vê, o terceiro numeral - em ichi, ni, san,  (, , ) - nada tem a ver com a primeira sílaba do conceito em causa, pois nem na nossa escrita utiliza no meio a mesma vogal...

A expressão "Sundome" significa literalmente "parar à medida"... algo como "parar numa distância segura" ou "parar precisamente antes do impacto" (aquilo a que nós erradamente chamamos "controle", até porque sun (寸)  significa "medida" e dome (止め) é sinónimo  de "parar", sendo proveniente do verbo tomeru (止める).

Citando Joseverson Goulart, "SUNDOME implica precisão e precisão implica muito treino. Falhas na aplicação deste conceito são "negligência pura". O que o instrutor deve ter em mente é que a negligência não é uma boa imagem para a sua escola. Por outro lado, a precisão, a capacidade de aplicar efetivamente o SUNDOME através do treino constante é a marca de bons instrutores, alunos e escolas."

Esta noção tem a ver com a perceção espacio-temporal - com trajetórias, com velocidades, com ritmos corporais - o que por sua vez tem muito a ver com a psicomotricidade e com o funcionamento neuronal!

Mas acima de tudo tem a ver muito com a tão esquecida sociomotricidade - a relação eu-outro - mediada por regras, por sentimentos, por deveres e por direitos!

Quando há precisão (sundome - 寸止め) no treino (em muito treino), no desporto, em situação real também se consegue passar para lá da medida correta e causar dano ou lesão (por exemplo em caso de defesa pessoal)... Para parar à medida há que conhecer bem a distância e a técnica a ser utilizada!

Esqueçam os três centímetros e preocupem-se com a perceção correta da trajetória da técnica, com a distância do alvo e com o foco!

"O arame farpado só serve para desencorajar os amadores", escreveu David Morrell.


アルマンド  イノセンテス

8 comentários:

  1. Quem sabe sabe, quem não sabe bate palmas...

    ResponderEliminar
  2. Por causa do arame farpado lembrei-me agora de uma frase salvo erro de Chekhov: "os homens inteligentes querem aprender; os outros querem ensinar."

    Abraço
    Pedro correia

    ResponderEliminar
  3. Excecionalmente e dada a sua importância, publico um comentário de um anónimo, mais um daqueles que receiam dar a cara...

    Aqui fica para que cada um tire as suas conclusões, até porque é fácil de adivinhar de onde vem:

    "Batendo palmas demonstrando sempre alguma ignorância, e tentando aprender como homens inteligentes, corroboro a ideia principal sobre a importância do karate sundome, como alguns investigadores chamam a esta nossa modalidade. Que é importante porque funda filosoficamente e distingue tecnicamente a modalidade de outras similares julgo que estamos de acordo.
    E que este aspeto é difícil de compreender pelo espetador pouco conhecedor, também é assumido.
    Há várias formas de o tentar fazer e fazê-lo nas oportunidades certas, parece importante, para o público certo, com a metodologia comunicacional achada mais conveniente para o elogiar.
    Joseferson Goulard, citado por Armando Inocentes, na verdade escreve mais do que o citado:
    "A expressão "Sundome [寸止め]" significa literalmente "Parar à medida"... algo como "Parar numa distância segura" ou "Parar precisamente antes do impacto". Onde:
    •SUN [寸] - "Medida" (aproximadamente 3.03 cm).
    •DOME [止め - "Parar" - Vem do verbo TOMERU 止める."
    Significa assim que quando se referem as três unidades de medida não se anda muito errado... Parar à precisão de mais ou menos 3 cm tem sido uma forma de interpretar por muita gente, e que se não afasta do espírito incial e atual.
    Outras interpretações como na wikipédia referem relativamente às unidades tradicionais de medida chinesa que o "tsun" ou "cun", de onde provém o kanji sun (寸) "é aproximadamente a largura do polegar humano na articulação entre a falange distal e a falange proximal. O cùn continua a ser usado para mapear e indicar os pontos de acupuntura."
    Ou seja, interpreto que na falta de uma régua ou fita para os 3 cm mais tradicionais em paízes como Portugal, o polegar serve para dar a ideia...
    Claro que os outros dedos também são importantes, mas este polegar, é fixe!
    Viva o karate sem arame farpado."

    ResponderEliminar
  4. Colocar o "sundome" como a origem do karate desportivo é um erro. Em 1957 a Japan Karaté Association organiza a sua primeira competição formal. Havia "sundome"? NÃO!

    Mas o pior erro é tentar induzir as pessoas que "san" (三), número três, é o mesmo que "sun" (寸), medida. Isto é uma calamidade, e David Morrell também diz que no Japão "se não podemos controlar as calamidades que o mundo inflinge sobre nós, podemos, pelo menos, controlar a disciplina e a dignidade com que encaramos essas calamidades",

    E mesmo a serem "três" centímetros, é relativo. Árbitros marcam pontos a um centímetro (antigamente era a espessura da esponja da proteção), árbitros marcam ponto quando toca... a grande diferença é que "tocar" não é "bater"!

    Já agora, quantos competidores tem este instrutor a fazerem competição e a aplicarem o princípio do "sundome"?

    Sim, viva o karate sem arame farpado, mas que ele existe, lá isso existe.

    Cumprimentos a quem se esconde sob a capa de "anónimo"!

    ResponderEliminar
  5. Então agora temos um "karate sundome"? Já conhecia o karate shotokan, o karate wado-ryu, o karate goju-ryu, o karate-shito-ryu, mas esta ainda não...

    ResponderEliminar
  6. Kyokushinkai é Karaté?

    Utiliza o princípio do "sundome"? Possui competições organizadas?

    Um abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  7. "na falta de uma régua ou fita para os 3 cm mais tradicionais em paízes (novo acordo ortográfico, de certeza) como Portugal, o polegar serve para dar a ideia..." - só que os ingleses inventaram a polegada a partir da falangeta do polegar e para eles uma polegada mede 2,54 centimetros e não 3 centímetros...

    Afinal, em que ficamos?

    ResponderEliminar
  8. Inocentes Sensei.
    Mais uma vez cá estou eu a lembrar o básico: devemos sempre "descomplicar o simples"!
    Permita-me comentar dois pontos sobre esta entrada do seu Blog:

    *** 1º. A precisão do SUNDOME 寸止め. ***
    "(...) Significa assim que quando se referem as três unidades de medida não se anda muito errado... Parar à precisão de mais ou menos 3 cm tem sido uma forma de interpretar por muita gente, e que se não afasta do espírito incial e atual. "
    Bem. Como é do nosso conhecimento e por "nosso" subentendo "conhecimento de TODOS os praticantes desta arte", o Karate é uma arte de combate. O combate é algo dinâmico e extremamente veloz.
    Sermos capazes de ser precisos o suficiente para determinar a distância exata de "3 unidades de medida" num combate, num Kumite é simplesmente irracional! Quero dizer, é impossível!
    Se pensarmos um pouquinho, vamos ver o aspecto pouco prático sobre esta afirmação: "3 centímetros" no meio do calor de um combate?!
    Esta frase está "mais ou menos certa" porque mesmo que a "interpretação" seja esta, ou seja, parar a uma distância segura - onde todos concordamos e está correta - ela realmente se afasta do espírito inicial e atual no momento que propõe uma distância exata, os tais 3,03 centímetros... o que não leva em consideração o "contexto" onde o Sundome foi utilizado originalmente.

    *** 2º. Relacionar SUNDOME 寸止め com o SAN 三 ("número 3") . ***

    A nível de Karate, isso é um disparate completo!
    É mais uma daquelas analogias infelizes que proliferam nas publicações sobre o Karate amplamente difundidas.
    Acho simplesmente impressionante o fato de que pessoas que deveriam ter um pensamento minimamente pragmático sobre a arte que praticam difundirem ideias tão pouco refletidas... Por exemplo, é o caso da unidade de medida SUN 寸.

    Amigos! Pode-se SEMPRE falar de forma acertada e fundamentada sobre o Karate o os assuntos relacionados com o mesmo se entendermos uma coisinha bastante simples e básica: CONTEXTO!

    Vou, então, colocar o "contexto" em que o SUNDOME está inserido e vamos ver como tudo faz sentido. (^_^) E é bastante simples de se entender...

    - Nos primórdios do KUMITE 組手 verificou-se a necessidade de evitar os ferimentos no treino devido ao impacto direto das técnicas sobre os companheiros de treino. No JAPÃO daquela época (ATENÇÃO ao contexto) era preciso que o instrutor dissesse aos alunos que deveriam parar a técnica a uma distância segura a fim de evitar o contato (e os consequentes ferimentos).

    - No JAPÃO daquela época (ATENÇÃO ao contexto) qual seria a medida de uso diário? (^_^) Sem ter necessidade de sermos "um Einstein", sabemos que o SUN 寸 era utilizado.

    Mas o que é esta unidade de medida? (É exatamente aqui que os defensores dos "3 centímetros" não fizeram o trabalhinho de casa...) (^_^)

    Como também é sabido, o SUN 寸 já era uma unidade de medida Chinesa muito antiga (寸 no sistema de transcrição fonético Pin Yin escreve-se Cùn) e não tinha nada a ver com os tais 3 centímetros. O Cùn original vinha da antiga medicina tradicional chinesa e variava de pessoa para pessoa, pois tinha como base o tamanho dos dedos da mão de cada pessoa em particular. Assim sendo, o Cùn não tinha um tamanho fixo. Só bastante mais tarde é que esta unidade foi padronizada para os 3,715 centímetros.

    Assim, meus amigos, o CONTEXTO diz que o 寸 CÙN / SUN não era inicialmente uma medida "exata", mas uma idéia (ideograma) de "proximidade", "aproximadamente" variando com o tamanho da mão de cada um.
    (^_^)
    Um conselho: esqueçam estes 3 centímetros! Foquem apenas em parar a técnica a uma distância segura para que ferimentos não ocorram no companheito de treino ou adversário de Kumite, porque é disso que trata realmente o SUNDOME.

    -------------------------------------------
    Nota: Sistemas de transcrição fonética utilizados:
    1. Chinês: Pin Yin.
    2. Japonês: Hepburn.

    ResponderEliminar