domingo, 11 de março de 2012

Já agora, mais um desafio...

O que há de comum entre estas imagens e imagens semelhantes de Karate-Dō (空手道)? O que há de comum entre estas duas actividades?


Ballet e Karate-Dō (空手道) possuirão algo em conjunto? Revelar a origem das fotos seria responder à questão, mas a seu tempo será feito... as minhas desculpas à Sterling Publishing Co., Inc. e ao autor.

アルマンド  イノセンテス

11 comentários:

  1. Mais uma vez, e continuando sem nada perceber de Karaté e de Ballet, a única semelhança que encontro é o trabalho árduo que está por trás daqueles que apresentam ao público as suas performances. Devem ser trabalhos idênticos, de esforço e de sacrifício, para mostrarem como fácil uma coisa que é difícil.

    Olhando para as fotos, realça-se o equilíbrio em ambas as posições.

    Um abraço, Armando!

    ResponderEliminar
  2. Dr. Armando:

    Mais um desafio daqueles que nos obriga a pensar. Desta vez nada encontro de comum entre dança e karaté - a não ser que em Okinawa várias técnicas de karaté foram escondidas nas próprias movimentações nas danças autóctones quando o karaté foi interdito.
    Agora entre karaté e ballet? Espero que os próximos comentadores façam melhor figura que eu...

    Um abraço
    JA Neves

    ResponderEliminar
  3. Sensei:

    Entre o Ballet e o Karate-do, destacamos diversas semelhanças:

    Equilibrio, concentração, flexibilidade, suavidade, significados ocultos em cada movimento, centralização da mente no presente momento. Viver cada movimento focando a maestria em cada repetição.

    O Karate-do é forte como o aço e suave como o algodão.

    O Karate-do e o Ballet são o próprio Zen em forma de movimento.

    OSS

    ResponderEliminar
  4. Para mim é um Ashi Barai e um Ushiro Geri mal feitinhos...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Pois que há de comum entre karaté e ballet, é comum ouvirmos os "senseis" dizerem para os seus atletas : " Isto não é ballet". Mas às vezes até parece que é , e o que é que vejo de comum :

    Concentração ;equilíbrio, muito equilíbrio e força muscular na execução dos movimentos, uma boa definição do centro de gravidade, muita coordenação, e prazer, muito prazer no que se faz. Grande coordenação de pernas e braços.

    grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  6. Neste caso só consigo ver a questão (já aqui referida) do equilibrio, e também da perfeição da execução da tecnica. Mas vindo do Sensei Armando, há certamente mais qualquer coisa...

    Abraço,
    Fernando Gonçalves

    ResponderEliminar
  7. Hélio Ramos - Praia da Vitória14 de março de 2012 às 01:36

    Dr. Armando!
    Vou arriscar! (LOL). O que eu acho de comum em Ballet e Karaté é o equilíbrio. Acertei? No Karaté, tanto em ataques com em defesas o corpo deve estar perfeitamente equilibrado para maior eficácia de qualquer técnica. No Ballet o corpo também deve estar perfeitamente equilibrado tanto para mostrar ao público posições mais bonitas como para não cair.
    Um abraço.
    HRamos

    ResponderEliminar
  8. Pode-se ver que estas imagens têm muita semelhança com as imagens do Karate-Do, pois a primeira imagem parece com uma das posições da Kata Saifa e a segunda um Ushiro-Geri (pontapé para trás).

    Estas duas actividades têm alguns movimentos em comum, porque no período em que a pratica do Karate-Do era proibido, as mulher utilizavam na dança algumas técnicas escondidas do Karate-Do.

    Arigato Sensei

    ResponderEliminar
  9. Sensei Armando:

    Lá vem o Sensei dar-nos cabo da cabeça!

    Claro que há de comum o gesto técnico, embora com intencionalidades diferentes. E também há de comum o estético, a beleza do movimento, o espectáculo... Os olhos também comem! Haverá algo mais?

    Tire lá as suas razões e os seus argumentos da caixinha de surpresas.

    Um abraço
    Pedro Correia

    ResponderEliminar
  10. Primeiro foi o futebol e o karaté. Agora é o ballet e o karaté...
    Amanhã deve ser o ténis e o karaté...

    Penso não haver nada de comum entre estas modalidades a não ser que são praticadas por pessoas - e pessoas são seres humanos.

    Mas rendo-me às evidências de pequenos pormenores. Uma vantagem é estes posts nos irem abrindo pistas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Antonio Taborda:

    "Se prender a visão à folha, não verá a árvore. Se prender sua visão à árvore, não verá a imensidão da floresta. Não se prender ao detalhe para ver o todo, eis o verdadeiro significado da visão." - Soho Takuan

    ResponderEliminar