quinta-feira, 22 de março de 2012

Paixão por palavras - Jenny Candeias


Mais uma vez chamo aqui a atenção para a coluna de opinião da Prof.ª Dr.ª Jenny Candeias, publicada hoje em «A Bola», na página 30, porque merece ser lida. Uma crónica sobre o papel da arbitragem... sobre árbitros e bom senso... sobre competências e interesses...

Com a devida consideração transcrevo apenas a parte final:

"Estes árbitros lidam com adultos e profissionais. Imagine-se os que trabalham com amadores e crianças! Há resultados que chegam a depender do senso comum/interesses, do seu desleixo ou distração ou de formação deficiente. Quando não dependem de interesses patrióticos,  simpatias clubísticas ou afinidades pessoais. Se não existir orientação independente do poder, acabam por desacreditar o desporto que deveriam valorizar pelo bom senso da verdade, em nome dos interesses de um senso comum. No desporto, sempre julguei que bom senso coincidia com ética e correta aplicação das normas. Estamos sempre a aprender."

3 comentários:

  1. Leia-se também «Todas as crianças devem ter uma formação desportiva de qualidade» em

    http://www.diariodominho.pt/imprimir/6067

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando !
    O problema é pertinente em todas as modalidades, na formação é fundamental pugnar pela ética e verdade desportiva, só que grande parte das vezes o que assistimos é a um jogo de interesses mascarados a servirem tudo menos o desporto. AS normas são só para alguns, outros jogando por fora tudo conseguem, é esta, para já, a triste sina do nosso dito desporto. Vencer a qualquer preço é o lema, não treinar para avencer. Quantos jovens se afastam ou são deformados pela ausência de " bom senso, ética e correta aplicação das normas".
    Mas este não é só um problema do desporto, é também, infelizmente, uma epidemia que oprime e gasta o país.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Caro Armando:

    Parabéns pelos 50111 visitantes (calhou-me um número lindo!).
    Continua a tua defesa pela verdade e pela ética no desporto e continua a dedicar-te ao melhor do mundo: as crianças. Os outros, deixa-os para lá - se quiserem continuar com ignorâncias, como parece ser o caso anterior, deixa-os fazer as figuras que fazem.
    Grande abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar